terça-feira, 26 de agosto de 2014

TERÃO SIDO PINTADAS POR SHUMAKER AS PINTURAS DOS QUADROS DOS ALTARES LATERAIS DA NAVE ?






Maria aos pés da Cruz - Quadro no altar lateral esquerda da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Conselheiro Lafaiete - autor desconhecido.

Foto de Mauro Dutra de Faria



TERÃO SIDO PINTADAS POR SHUMAKER AS PINTURAS DOS QUADROS ALTARES LATERAIS DA NAVE?

Não há notícias concretas sobre quem pintou os quadros dos altares laterais da nave da matriz de Nossa Senhora da Conceição. Atualmente estão nos altares, mas antigamente ficavam um de cada lado da porta da entrada. Nos altares ficavam,colocadas nos nichos, do lado esquerdo, a imagem de Nosso Senhor dos Passos e, à direita, a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Eu ficava na dúvida: seriam também pintados por Shumaker? Não havia nenhuma referência escrita sobre isso. Até que o grande colaborador deste blog, Mauro Dutra de Faria, passou-me umas fotos de quadros de Guilherme Shumaker, que havia tirado na Igreja de São José, em Belo Horizonte.

Alguns detalhes me chamaram a atenção e a semelhança encontrada neles com detalhes das pinturas da nossa Matriz deu-me a quase certeza de que realmente os citados quadros da nave tenham sido pintados por Shumaker quando pintou a Via Sacra, os quadros do altar-mor e outros trabalhos citados em outra postagem, obras que entregou em 1915. As pinturas da igreja de São José foram terminadas em 1912.

No entanto, não sou especialista em Arte. Se alguém que acessar este blog for conhecedor de Arte, por favor, dê sua opinião.

O primeiro detalhe, como disse meu filho Antônio, é como se fosse uma assinatura do artista: a presença de florzinhas brancas, muito semelhantes, nos três quadros. Talvez flores do campo típicas da terra de onde veio: a Alemanha. O segundo, o estilo da pintura das pedras e também da vegetação. Sobre a vegetação observem também na postagem sobre os quadros da vida de São José nas paredes do altar-mor.

Primeiro observem o quadro de nossa Matriz no início da postagem.

Vejam, agora, esta pintura da Igreja de São José, em Belo Horizonte, pintada por Guilherme Shumaker:


Foto de Mauro Dutra de Faria

Também observem esta outra pintura da igreja de São José, em Belo Horizonte, também pintada por Guilherme Shumaker.


Foto de Mauro Dutra de Faria


Detalhes das fotos:

Matriz de Nossa Senhora da Conceição:


Foto de Mauro Dutra de Faria


Detalhes da Igreja de São José:


Foto de Mauro Dutra de Faria



Foto de Mauro Dutra de Faria


Que acham? Esta minha hipótese pode ser verdadeira?


Guilherme Shumaker veio da Alemanha. Mão encontrei, em Imagens, flores mais ou menos parecidas com as do quadro no Brasil, no chão e com caule. Mas na Alemanha encontrei estas:





Imagens da Internet


Não posso dizer que são exatamente iguais, mas semelhantes, sim. Poderiam ter vindo na inspiração do pintor, que estava longe da pátria e queria colocar uma lembrança de sua terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário