sexta-feira, 28 de março de 2014

PINTURAS DA NAVE DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE C ONSELHEIRO LAFAIETE






PINTURAS DA NAVE DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CONSELHEIRO LAFAIETE




QUADROS DA VIA SACRA


NA PAREDE À ESQUERDA DE QUEM ENTRA:





Recorte de foto Mauro Dutra de Faria



NA PAREDE À DIREITA DE QUEM ENTRA:





Recorte de foto de Mauro Dutra de Faria



Os quadro da VIA SACRA,nas pardes laterais da nave, de um lado e do outro foram pintados por Guilherme Schumaker durante a reforma da igreja que foi concluída em 1915. O livro de orações que serviu de modelo era do padre Américo, vigário na época.Esse livro está na Biblioteca-Museu Antônio Perdigão (Arquivo da Cidade) de Conselheiro Lafaiete. Na reforma de 1960 foram restaurados e colocaram uma moldura dourada.



PINTURAS NOS ALTARES LATERAIS

Nos dois altares da nave existem belas pinturas. O autor das mesmas é desconhecido. Antes,naqueles altares ficavam as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, que, atualmente ficam nas sacristias. Essas pinturas ficavam, uma de cada lado, na parede onde está a porta principal.



NO ALTAR LATERAL À DIREITA DE QUEM ENTRA:




Foto de Mauro Dutra de Faria


A tela representa Nossa Senhora aos pés da Cruz, amparada por um anjo. Cristo é apenas sugerido pela paratae inferior da Cruz e pelo panejamento baloiçando ao vento. É de se ressaltar a bela distribuição de luz e sombra dando uma grande sugestividade a cena.
Até em pequenos detalhes o pintor quis dar realismo à cena, como nas gotas de sangue no chão e nas delicadas e alvas margaridinhas.



NO ALTAR LATERAL À ESQUERDA DE QUEM ENTRA:





Foto de Mauro Dutra de Faria



A tela representa Jesus em agonia no Horto das Oliveiras. Também a utilização de luz e sombra trazem grande sugestibilidade à cena. Nas roupas de Jesus, no chão, no céu. Principalmente no horizonte, com a suave cor rosa e o clarão amarelo sobre os montes.


NAS PAREDES ABAIXO DO CORO


Santa Cecília é padroeira dos músicos e da música sacra. Era cantora e tinha uma voz maravilhosa. Quando estava morrendo martirizada, cantou a Deus. Foi a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de muitos séculos de sua morte. Tinha um anjo protetor de sua virgindade e ouvia os anjos a cantar hinos de louvor ao Senhor, por isso Guilherme Schumaker, nas pinturas da parede sob o coro, pintou de um lado dois anjos cantando e, do outro lado Santa Cecília tocando um órgão.
Na mesma foto dá para ver um pedaço do teto com as pinturas das beiradas, reconstituídas na última restauração.




Foto de Mauro Dutra de Faria


NO LADO DIREITO DE QUEM ENTRA:?



Foto de Mauro Dutra de Faria


No lado direito de quem entra Schumaker pintou anjos, que tiveram muita importância na vida de Santa Cecília.


NO LADO ESQUERDO DE QUEM ENTRA:



Foto de Mauro Dutra de Faria


À esquerda de quem entra, a pintura representa a figura da mártir Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário