terça-feira, 26 de novembro de 2013

DISCURSO NA FASAR







DISCURSO PROFERIDO COMO REPRESENTANTE DO PROFESSORADO LAFAIETENSE NA AULA INAUGURAL
DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FASAR - 1990

         Nossa cidade nasceu sob os signos da aventura e da liberdade. Nasceu da união de bandeirantes – e não eram eles aventureiros? – e dos índios carijós, de espírito livre e altivo. Aqueles procuravam o ouro – que enriquecia a terra – e estes aqui aportaram em busca da liberdade que não usufruíam em outras plagas.
            Os tempos foram passando. Pessoas valorosas marcaram  o desenvolvimento de Carijós, depois Queluz e, finalmente, Conselheiro Lafaiete. No decorrer da trajetória histórica, pioneiros realizaram importantes obras, sempre com a bandeira da liberdade a tremular na frente de seus propósitos: alcançaram a nossa emancipação com a criação da vila; participaram de sonhos e lutas em prol da justiça e da independência, trouxeram água, luz, imprensa, escolas e tantos benefícios para a nossa terra.
            O chafariz da Praça Barão de Queluz, levantado em 1991, revela, em uma frase, o segredo do sucesso alcançado pelos empreendedores cidadãos: ASSIDUO VIR PROPOSITI TENAX OMINIA VINCIT (Pela perseverança o homem de propósito firme tudo vence).
              Agora, mais uma vez grandiosa obra planta o seu marco na história do progresso de Conselheiro Lafaiete, e esta aula inaugural é o primeiro passo numa sucessão de passos que, temos certeza, serão vitoriosos. Esta solenidade a que estamos assistindo também está sob o signo da aventura – sublime aventura para concretizar um ideal; e da liberdade – porque só através do estudo reflexivo, da aquisição de cultura e do saber, um povo pode ser verdadeiramente livre, e um curso de Pedagogia é o que melhor encaminha o espírito do educando para uma visão ampla do significado da vida humana e para a compreensão e o estabelecimento de objetivos e metas.
            Diz Emerson que “toda instituição é a sombra alongada de um homem”. Dizemos nós que esta instituição – a Faculdade da Pedagogia – é, não a sombra, mas o reflexo luminoso de duas pessoas lutadoras, duas irmãs unidas, não apenas pelos laços de sangue, mas também pelos laços do ideal, pertencentes a uma família que sempre contribuiu para o valor da Educação em nossa cidade. Não podemos deixar de citar, saudosamente, Maria do Amor Divino e Luzia – pilares do Ensino, pela competência e dedicação.
            Maria da Paz e Joana d’Arc, depois de muitos anos prestando benéficos serviços ao ensino, desde o Maternal até o Curso Médio, trabalharam silenciosamente, por muito tempo, daquela maneira que é tão bem definida pelo grande poeta alemão Goethe: “sem pausa e sem pressa, como as estrelas” para presentear a nossa gente, sempre tão sequiosa de instruir-se, com a oportunidade de aperfeiçoar seu saber – no caso o pedagógico. Sonharam e, seguindo a recomendação de Tiradentes: “Sonhos precisam tornar-se realidade”, concretizaram seu ideal.
            Esta é uma escola que preparará futuros educadores e aperfeiçoará aqueles que já se dedicam à missão de ensinar.
            Todos sabemos que é de inquietação o atual momento educacional.
            A FACULDADE SANTA RITA será uma força não só para a juventude que escolheu agora o seu futuro, mas também para aqueles que sentem necessidade  de labutar na Educação com mais firmeza e eficiência, norteados pelo Humanismo fundamentado na grandeza e na dignidade do ser humano. Aqui encontrarão luzes para mais nítidos ficarem os princípios, estruturarão seus laços com os grandes educadores do passado e do presente e poderão usufruir os somatórios de suas experiências, de suas descobertas.
       Assim exposto o pensamento do professorado lafaietense sobre a importância do novel estabelecimento de Ensino Superior na florescente e progressista Conselheiro Lafaiete, prestamos a nossa homenagem de gratidão a todos os que trabalharam pela sua concretização, de modo especial a Maria da Paz e a Joana d’Arc, parafraseando o que foi dito sobre um professor americano: com seu trabalho, vocês já tocaram e continuam tocando várias vidas e cada uma delas ficaram e ficam melhores por causa de vocês.

            PARABÉNS, QUERIDAS EDUCADORAS, PELO SONHO E PELA REALIDADE!   



Nenhum comentário:

Postar um comentário