quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LAÇOS QUE UNEM BRASIL E PORTUGAL






LAÇOS QUE UNEM BRASIL E PORTUGAL

Avelina Maria Noronha de Almeida


Conhecido pela sua atuação na cultura literária, no magistério, JOSÉ DE SOUZA JÚNIOR foi sensível e talentoso poeta. Nasceu em 1918, em Conselheiro Lafaiete e faleceu em 2001 em Belo Horizonte. Renomado professor de Português e de Inglês, também exerceu com grande brilho o jornalismo radiofônico na Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte. Durante a guerra, estando em Londres, participou de programas na B.B.C. para o Brasil.

Uma de suas poesias simboliza os laços entre Brasil e Portugal que – apesar do gesto simbólico de D. Pedro I de lançar fora as fitas azuis e brancas (cores portuguesas), acompanhado pelos soldados presentes à margem do riacho Ipiranga quando foi proclamada a Independência – continuam firmes pelos valores culturais, materiais e espirituais com que brindaram nossa terra e pela amizade que une brasileiros e portugueses.

E não foi (surpreendentemente) um português que nos trouxe a liberdade? E quanto não corre em nossas veias o sangue luso?

Poeticamente expressa essa belíssima confraternização de dois povos o “ZÉ PÃO”, como o poeta era tão carinhosamente chamado pelos seus conterrâneos, escreveu um soneto que aqui transcrevo como uma homenagem que faço muito especialmente para FERNANDO (das Lojas Lusitanas) e VANDA, um maravilhoso casal luso-brasileiro em nossa cidade.

PORTUGAL
(Para o vovô Salvador)

Eu tenho duas pátrias: dois amores
que vivem dentro em mim intensamente.
Não existem palavras, nem louvores
que os possam definir perfeitamente.

Se nasci no Brasil, os meus pendores
são pela terra virgem, florescente;
mas, na soma final dos meus valores,
pulsa viril a força da semente!

Semente lusitana, poderosa!
Canta em mim a fanfarra gloriosa
do velho Portugal antepassado.

Se brasileiro sou (e me confesso)
no fundo de minh’alma, em seu recesso
há uma guitarra soluçando um fado!

(Lisboa, 1960)

2 comentários:

  1. obrigada por este abraço que atravessa o Atlântico!
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Querida:

    Este seu comentário é uma linda frase poética, um verdadeiro verso. Um abraço poético.
    Eu sabia que você ia gostar.
    Mais outro abraço atravessa agora o Atlântico. E bem apertado.
    E um beijo também.
    Avelina

    ResponderExcluir