quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O PAPA PIO XII E CONSELHEIRO LAFAIETE






























Expedicionário João Baptista Perdigão

Arquivo Pessoal





O PAPA PIO XII E CONSELHEIRO LAFAIETE

Avelina Maria Noronha de Almeida


João Baptista Perdigão, expedicionário lafaietense, combateu nos campos da Itália, na Segunda Guerra Mundial. Por ato de bravura recebeu uma importante medalha:

Exército Brasileiro
Medalha Cruz de Combate 1ª Classe

1ª Classe: Ouro. Concedida aos militares que praticaram atos de bravura;
ou revelaram espírito de sacrifício no desempenho de missões em combate; e, às Unidades que se destacarem na luta.

DIPLOMA DE CRUZ DE COMBATE
Criada por Decreto-lei nº 6.795, de 17 de agosto de 1944

O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil resolve, de acordo com o Decreto de 14 de setembro de 1945, conceder a Cruz de Campanha de Primeira Classe ao 3º Sargento do 11º R/I, João Baptista Perdigão. O Sargento João Baptista Perdigão, da 9ª Cia., Distinguiu-se sobremaneira pela sua bravura pessoal, sangue frio e sua ação de comando foi notável quando, recebendo uma missão de seu Comandante do Pelotão, avançou com seu grupo de combate sob o fogo das metralhadoras inimigas passando pelas posições de outros elementos que se consideravam detidos e atingindo o objetivo previsto; quando nessa ocasião recebeu ordem para se retrair, o fez de maneira notável, conduzindo seus cinco homens feridos e expondo-se por diversas vezes, para tomar medidas que protegessem seus homens. Na patrulha de 3-III-1995, acionou o seu grupo de comando com tal segurança que surpreendeu e aprisionou, com seus homens, vinte alemães, entre os quais um oficial, Comandante da Companhia.

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1946

Ass: Gen. Pedro Aurélio de Góis Monteiro
Ministro da Guerra

Devido a esse fato recebeu também um prêmio: poderia escolher aonde gostaria de ir na Itália antes de voltar para o Brasil. Escolheu o Vaticano. Pio XII estava dando sua bênção na praça e, de vez em quando, conversava com uma das pessoas. Quando chegou perto do expedicionário Perdigão, parou e perguntou (o papa era poliglota):

– Você é de onde?

Ele respondeu:

– Sou de Conselheiro Lafaiete.

E o papa;

- Ah! Queluz... Já estive lá no Colégio das Irmãs.

Quando o expedicionário Perdigão, meu tio, me contou isso, comecei a pesquisar em livros e na Internet. Antes de ser papa, Pio XII se chamava Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli. Nos dias 20 e 21 de outubro de 1934, vindo do Congresso Eucarístico na Argentina, onde representara o Papa Pio XI, esteve no Rio de Janeiro, visitando o Cristo Redentor ali proferindo um lindo discurso.

Não poderia ter vindo a Queluz nessa viagem porque seriam 12 horas para vir e 12 para voltar ao Rio. Fiz uma consulta à Biblioteca do Vaticano. Foram muito gentis, mandaram até o jornal italiano que focalizou a passagem dele para o Brasil. Pesquisaram muito mas não acharam outra informação sobre a vinda dele a nosso País.

Com o passar dos tempos, consegui colher outras informações. Disse-me a pianista Aparecida de Souza Ganime que, em 1939, no dia em que ele foi eleito papa, o então padre José Sebastião Moreira, que era vigário em São Sebastião, chegou à casa de sua família, perto da igreja, dizendo com seu habitual entusiasmo:

– O papa que foi eleito hoje já esteve aqui em Queluz!

Há uns anos recebi, também, um depoimento do médico Dr. Luiz de Souza Dias. Ele trabalhava no hospital Queluz junto com Dr. Mário Rodrigues Pereira. Este um dia lhe contou que, quando era prefeito, fora à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil recepcionar um cardeal que, depois, fora papa. Disse que conversaram muito sobre religião. Dr. Mário era ateu. Ao despedir-se, o cardeal lhe dera uma medalha dizendo que, quando estivesse morrendo, se se arrependesse de seus pecados, olhasse para aquela medalha que seria salvo.

Certa vez li em um livro que o cardeal Eugênio Pacelli, então Ministro do Exterior do Vaticano, fora enviado ao Brasil para verificar as idealogias dos jovens, naquela época tumultuada antes da Segunda Guerra Mundial, mas havia mais detalhes. Não teria, nessa viagem, ido a colégios e seminários em viagem secreta, por isso não registradas oficialmente?

Recentemente encontrei, na revista 100 anos de Educação, História e Fé, editada no ano de 2005 em comemoração ao centenário do Colégio “Nossa Senhora de Nazaré”, e organizada por Roselmira Gonzaga de Almeida e Neusa Maria de Oliveira Nascimento, a seguinte notícia:

“Em 17 de julho de 1937, ocorre a honrosa visita de Sua Excia. Revma. Dom Aloysio Masella, D.D. Núncio Apostólico, ao Colégio, acompanhado de vários sacerdotes e pessoas de destaque social.”

Quem sabe o futuro papa estaria entre os "vários sacerdotes"... Continuarei buscado mais informações.



2 comentários:

  1. Luiz Fernando Azevedo6 de maio de 2014 às 11:56

    história muito interesante,pelo que vi no texto tudo indica que deve ter sido em 17 de julho de 1937 que o Cardeal Pacelli,futuro Pio XII deve ter vindo a Conselheiro Lafaiete,nessa época Dr.Mário era prefeito e Monsenhor Moreira ainda era padre na igreja são Sebastião.O que sei Pio XII,já esteve em São Vicente,são Paulo,em 19 de outubro de 1934,segundo reportagem do G1 de 12/03/2013,e ele esteve no rio entre 20 e 21 de outubro 1934.

    Luiz Fernando Azevedo,bairro São João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecida, Luiz Fernando, por ter visitado meu blog e ter achado interessante a história. Já tive ocasião de comprovar que você é uma pessoa muito interessado e envolvido com a história de nossa terra. Parabéns.
      Avelina

      Excluir