terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO!









Imagem da Internet



FELIZ ANO NOVO!

Avelina Maria Noronha de Almeida


O objetivo de um ano novo não é que nós
deveríamos ter um ano novo. É que
deveríamos ter uma alma nova.
Gilbert Keith Chesterton


O ano de 2013 chegou ao final de sua trajetória, quando sua caminhada vai cristalizar-se em história que vai ser contada de diversas maneiras: ora com alegrias, realizações, vitórias, mas também com dificuldades, lágrimas, desilusões, fracassos... Uns ficam com pena de que esteja acabando porque a estrela da felicidade brilhou no céu para eles. Outros vêm com alívio a sua partida porque lhes trouxe muita amargura e não deixa saudades. Que fiquem os males para trás... É “o ser humano e as suas circunstâncias”...

Esse momento de passagem é cheia de simbolismos, com superstições e rituais que variam ao redor do mundo, sempre com o desejo de atrair boa sorte ou de afastar problemas.

No Brasil, por exemplo, entre outros costumes, existe a tradição de vestir roupas brancas nesse dia, de usar lentilhas na ceia e também a preocupação de não comer carne de animais que ciscam para trás. Uns jogam flores no mar e, quem pode, curte os fogos em Copacabana.

Nos Estados Unidos, na Times Square, em Nova York, a “bola de réveillon” é presa num edificío faltando um minuto para a virada do ano e deve chegar em baixo
justamente à meia-noite, espetáculo que reúne milhares de pessoas. Também é célebre o desfile de carros alegóricos em Pasadena, na Califórnia.

O costume na Dinamarca é curioso! Vejam só: quebram pratos nas portas dos amigos, sinal de sua amizade e lealdade. Quanto mais amigos fiéis a pessoa tiver, maior a pilha de cacos em frente à sua casa

Na Espanha, são comidas doze uvas, uma a cada badalada dos sinos à meia-noite, atraindo a felicidade para os doze meses do ano.

A festa de Ano Novo em Portugal é muito valorizada e significa o desejo de renovação. As pessoas vão para a rua batendo nas janelas das casas com panelas. Também misturam as comidas que sobram da ceia e, principalmente com bacalhau cozido, ovos, cebolas e batatas, tudo regado com azeite, fazem um prato que chamam de “Roupa Velha”.
No Equador, as pessoas se reúnem e acontece queima de fotos e outras imagens que simbolizem o que não é desejado por eles no ano que se inicia. E na Itália, quando os sinos da meia-noite começam a tocar, as pessoas atiram pelas janelas as panelas velhas e os vasos rachados.

É o melhor a fazer. Vamos também queimar lembranças desagradáveis que nos perturbam, jogar fora os nossos costumeiros erros, não vamos repeti-los no ano que começa. Jogar fora o os fardos indesejáveis que acumulamos desnecessariamente, o não nos faz bem, o que impede o nosso crescimento.

Para terminar, vou transcrever um texto, cujo autor desconheço, mas que achei muito sugestivo:

“ANO NOVO. Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro. Procure um lugar próximo à janela, desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela os seus sonhos... Desejo que sua viagem pelos dias desse novo ano seja de PRIMEIRA CLASSE!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário